Universidade Estadual da Paraíba recebe novos estudantes do Timor-Leste para estudar na Instituição

O processo para a vinda dos estudantes timorenses à UEPB é fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido em abril de 2012 entre o Ministério da Educação da República Democrática do Timor Leste e a UEPB, com o intuito de auxiliar o referido país em seu processo de reconstrução no pós-guerra. Tal iniciativa foi intermediada pelo Coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Carlos Enrique Ruiz, e o assessor internacional da Secretaria Geral da Presidência da República, o diplomata Marcelo Costa.

Para a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI),  um dos princípios do setor é promover uma internacionalização consonante com as diretrizes da política externa brasileira. Sendo assim, por meio deste convênio procurou-se fortalecer, de maneira específica, a Cooperação Sul-Sul e a Cooperação com Países de Língua Portuguesa (âmbito da CPLP).

Nos últimos anos, a presença de estudantes de outras nações na Universidade Estadual da Paraíba tem se tornado uma rotina, graças à celebração de convênios que permitem o envio de alunos da Instituição para outras universidades fora do país e a chegada de estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEPB.



Fonte: http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-recebe-novos-estudantes-do-timor-leste-para-estudar-na-instituicao-em-2015/