Substâncias orgânicas ou compostos orgânicos?


Embora os livros didáticos não costumem fazer distinção entre “substâncias” e “compostos” químicos, está se iniciando uma discussão sobre o assunto.

É de nosso conhecimento que os materiais existentes na natureza se apresentam, de modo geral, na forma de misturas. As misturas, por sua vez, são formadas de substâncias puras. As substâncias puras podem ser simples ou compostas, de acordo com a sua composição por átomos de mesmo elemento químico ou de elementos distintos. Assim, O2 (gás oxigênio), Cl2 (gás cloro), por exemplo, são substâncias puras simples, enquanto H2O (água), CH4 (metano), H3C-CH2-OH (etanol) são substâncias puras compostas.

Mas, substâncias puras compostas é o mesmo que compostos?

Veja, por exemplo, H2O (água), CuSO4 (sulfato de cobre) e CuSO4.5H2O (sulfato de cobre penta-hidratado).

No laboratório, geralmente usamos o sulfato de cobre penta-hidratado, de cor azul. Quando o deixamos na estufa ou sob aquecimento, torna-se branco acinzentado a medida que perde a água, isto é, vai mudar suas características (propriedades).

Então, podemos afirmar que água e sulfato de cobre são duas substâncias que, ao se combinarem, formam um composto, o sulfato de cobre penta-hidratado. Este composto pode novamente ser desdobrado nas substâncias que o formam.

É uma situação diferente de uma mistura. Na mistura, as substâncias não se combinam entre si, não mudam suas propriedades. Cada uma mantém suas propriedades e podem ser separadas por processos físicos diversos. Assim, a aspirina é uma mistura de ácido acetilsalicílico, cafeína e excipiente q.s.p. (quantidade suficiente para), que é o “material de recheio” constituído de amido ou metilcelulose, por exemplo.

Assim, há muitos outros exemplos tanto na química inorgânica com na orgânica.

Podemos analisar o exemplo do cloreto de sódio, formado por íons Na+ e Cl- que se compensam. Sozinhos formam um retículo cristalino. Quando dissolvido em água, os íons se separam. Como as cargas elétricas se neutralizam, NaCl forma uma substância. Quando há desequilíbrio das cargas elétricas, o conjunto forma um íon, como na cis-platina.

Em medicamentos é comum termos como princípio ativo cloridrato de..., sulfato de...., hidrato de...  Nestes casos, há associação entre as substâncias e temos compostos.

Veja os seguintes exemplos:

1.   * Cloreto de cetilperidínio – um detergente catiônico presente em líquidos de enxaguar a boca. É uma substância, pois tem cargas elétricas que se compensam.

2.      *Cis-platina – usada na quimioterapia do câncer. Suas cargas não se neutralizam: é um íon.

3.  * Cloridrato de metanfetamina – usado como estimulante do sistema nervoso central. Resulta da combinação da metanfetamina (substância) com ácido clorídrico (substância), formando um composto.

4.     * A reação entre ácido acético e hidróxido de sódio (base) produz acetato de sódio (sal) e água. Neste caso, duas substâncias reagem entre si e produzem duas novas substâncias, com propriedades diferentes.

Com esses exemplos podemos diferenciar substâncias e compostos. A partir dessa discussão, podemos concluir que a grande maioria das substâncias químicas conhecidas são “substâncias” e não “compostos”.

Então, vamos corrigir nos textos de Química: onde está escrito “compostos orgânicos”, leia-se “substâncias orgânicas”.


Prof. Msc. Luiz Both - IFMT